<b>Hanna Arendt e a distinção entre conhecer e pensar: reflexões para o ensino de ciências

  • José Francisco Flores Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: ciência e arte, pensamento e conhecimento, potencial criativo, educação e criatividade.

Resumo

 Propõem-se contribuições teóricas para a formação de professores de ciências a partir da distinção entre conhecimento e pensamento apresentados por Hanna Arendt. Para a autora, a ação de conhecer, realizada pelas ciências, busca verdades, enquanto que o pensar, como ação do espírito, procura por significados. Utiliza-se o conceito de potencial criativo, proposto pela artista plástica Fayga Ostrower, como fator motivador do pensar para a produção de significados. Conclui-se, apontando que o ensino de ciências deve visar ao desenvolvimento da capacidade não só de conhecer, mas também de pensar, promovendo a ampliação do potencial criativo de alunos e professores.

 

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Biografia do Autor

José Francisco Flores, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (início em agosto/2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).
João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pós-doutorado em enseñanza de las ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em engenharia, na área de metrologia e instrumentação (LABMETRO/UFSC). Mestrado em educação (FACED/PUCRS). Especialista em metodologia do ensino superior (FACED/PUCRS). Especialista em psicossomática (FACIS/SP). Licenciado em física (FAFIS/PUCRS). Bacharel em filosofia (UNISUL/SC). Técnico em eletrônica (IM/SP). Técnico em análises clínicas (CSA/RS). Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na formação de graduação e pós-graduação de professores de física, química, biologia e matemática. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GPEF) e do Grupo de Pesquisa em Geomática Aplicada à Educação da PUCRS, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM).
Publicado
2017-04-17
Como Citar
Flores, J. F., & Rocha Filho, J. B. da. (2017). <b&gt;Hanna Arendt e a distinção entre conhecer e pensar: reflexões para o ensino de ciências. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 131-140. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.30440
Seção
História e Filosofia da Educação