<b>Instrução e escravidão na capitania de Sergipe Del Rey na segunda metade do século XVIII

  • Vera Maria dos Santos Universidade Tiradentes
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes
Palavras-chave: instrução, escravidão, século XVIII, Capitania de Sergipe Del Rey.

Resumo

O presente texto tem como objetivos discutir a relação instrução e escravidão na Capitania de Sergipe Del Rey, bem como investigar sobre a testamenteira Anna Paes Telles (1771), de modo a evidenciar o seu perfil na sociedade setecentista. Compondo o quadro das fontes, para entender a ordem legal que regeu a sociedade colonial, consultamos as Ordenações Filipinas (1870), as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (2010). Por meio dessas fontes documentais, foi possível percorrer o século XVIII e olhá-lo sob as diferentes lentes. Os autores que embasam a referida análise são Costa (1999), Freyre (1986), Faria (1998), as Ordenações Filipinas (1870), Silva (2008), entre outros.

 

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Biografia do Autor

Vera Maria dos Santos, Universidade Tiradentes
É doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIT.
Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes
É Doutora em Educação (UFS) (2012) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (UFS) (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, biografia, século XIX, ensino de Inglês, formação e profissão docente. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes
É doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIT.
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Santos, V. M. dos, Amorim, S. S., & Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2017). <b&gt;Instrução e escravidão na capitania de Sergipe Del Rey na segunda metade do século XVIII. Acta Scientiarum. Education, 39(3), 255-263. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.31720
Seção
História da Educação