<b>A formação continuada do professor no desenvolvimento brasileiro e sua relação com as diretrizes cepalinas nas décadas de 1960-1970

  • Janaina Aparecida de Mattos Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando José Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: políticas públicas de educação, formação continuada dos professores, diretrizes cepalinas.

Resumo

O fundamento do qual partimos é que o fomento e as demandas por políticas de formação continuada dos professores têm base histórica em condições relacionadas ao contexto do desenvolvimento brasileiro atrelado às orientações e diretrizes internacionais, especialmente da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) a partir da década de 1960. O objetivo do presente texto é analisar, à luz do materialismo histórico dialético, tal relação, considerando, o relatório das conclusões e as recomendações da Conferência sobre a Educação e o Desenvolvimento Econômico e Social na América Latina, realizada em Santiago do Chile em 1962, em que os temas formação, intensificação, aperfeiçoamento e capacitação docente são explicitados como os suportes humanos da educação e como estratégias fundamentais para alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro. O estudo apresentado é uma revisão bibliográfica e documental e tem a pretensão de contribuir com a ampliação do debate e explicitação das necessidades inerentes a esse contexto por políticas de formação continuada dos professores e, como contraponto, evidenciar os movimentos dos educadores contra hegemônicos antagônicos à linearidade da implantação dessas diretrizes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Aparecida de Mattos Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pedagoga, mestre em Educação e doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Docente da Pedagogo, mestre e doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu, no Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Lider do grupo de pesquisa: Estado, Sociedade, Trabalho e Educação. Membro do grupo de pesquisa: Estado, Sociedade, Trabalho e Educação.
Fernando José Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pedagogo, mestre e doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu, no Programa de Pós-Graduação interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Lider do grupo de pesquisa: Estado, Sociedade, Trabalho e Educação.
Publicado
2018-10-05
Como Citar
Almeida, J. A. de M., & Martins, F. J. (2018). <b&gt;A formação continuada do professor no desenvolvimento brasileiro e sua relação com as diretrizes cepalinas nas décadas de 1960-1970. Acta Scientiarum. Education, 40(4), e32791. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32791
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas