<b>A formação continuada do professor no desenvolvimento brasileiro e sua relação com as diretrizes cepalinas nas décadas de 1960-1970
Resumo
O fundamento do qual partimos é que o fomento e as demandas por políticas de formação continuada dos professores têm base histórica em condições relacionadas ao contexto do desenvolvimento brasileiro atrelado às orientações e diretrizes internacionais, especialmente da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) a partir da década de 1960. O objetivo do presente texto é analisar, à luz do materialismo histórico dialético, tal relação, considerando, o relatório das conclusões e as recomendações da Conferência sobre a Educação e o Desenvolvimento Econômico e Social na América Latina, realizada em Santiago do Chile em 1962, em que os temas formação, intensificação, aperfeiçoamento e capacitação docente são explicitados como os suportes humanos da educação e como estratégias fundamentais para alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro. O estudo apresentado é uma revisão bibliográfica e documental e tem a pretensão de contribuir com a ampliação do debate e explicitação das necessidades inerentes a esse contexto por políticas de formação continuada dos professores e, como contraponto, evidenciar os movimentos dos educadores contra hegemônicos antagônicos à linearidade da implantação dessas diretrizes.
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