Estética, ética e formação na perspectiva adorniana

Palavras-chave: indústria cultural, arte, emancipação, educação.

Resumo

O artigo discute a relação entre estética, ética e formação na perspectiva adorniana. A pesquisa, de natureza bibliográfica, compreende a algumas obras de Adorno e de seus intérpretes. Na Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) discutem criticamente a relação entre o mito e a racionalidade instrumental, pois o progresso do esclarecimento, ao valorizar uma razão de característica abstrata e dominadora, enfraqueceu o exercício da autorreflexão crítica e promoveu a regressão da consciência, cujo processo se expressa na semicultura e na barbárie. A obra de arte e a estética se opõem a esse processo e fortalecem a consciência e a razão emancipatória, constituindo-se em referencial de liberdade e de integração entre o trabalho intelectual e o manual.

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Biografia do Autor

Leônidas Melo Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Formado em Pedagogia e mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Luciane Neuvald, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.
Publicado
2019-03-20
Como Citar
Santos, L. M., & Neuvald, L. (2019). Estética, ética e formação na perspectiva adorniana. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e34728. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34728
Seção
História e Filosofia da Educação