<b>Entre o ideal e o real: proposições do Currículo Básico Comum para o Ensino Fundamental de Minas Gerais e sua transposição para uso em sala de aula

  • Aline Ferreira Fonseca Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Emília Almeida da Cruz Tôrres Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: letramento ideológico, Currículo Básico Comum de Minas Gerais, Programa de intervenção pedagógica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou cotejar as concepções de letramento que permeiam o Currículo Básico Comum de Minas Gerais com as do material criado pela Secretaria de Educação do estado para atender crianças que não foram alfabetizadas até os oito anos de idade, a fim de analisar se este reflete as mesmas concepções de leitura e de escrita materializadas no documento gerador (CBC), à luz das premissas de pesquisadores que fazem parte dos Novos Estudos do Letramento – Barton e Hamilton (1998), Cook-Gumperz (1991), Gee (2005), Heath (1983), Lankshear (1999), Street (1984, 2014), Terzi (1997, 2000) e Tôrres (2003, 2009), Tôrres e Oliveira (2017). Esses autores propõem deslocar o foco da aquisição de habilidades técnicas e neutras, como tem sido feito em abordagens tradicionais, e veem o letramento como prática social. Nesse escopo, procurou-se verificar se as ideologias que perpassam os documentos atendem aos preceitos do modelo de letramento ideológico, como proposto  por Street. De abordagem qualitativa, a pesquisa socorreu-se da observação e análise do objeto e de entrevista semiestruturada, como proposto por Lüdke e André (2013). Ao final da pesquisa, foi possível constatar que a transposição da teoria para a prática evidencia certa polaridade entre o que se pretende fazer em educação e o que efetivamente se tem feito.

 

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Biografia do Autor

Aline Ferreira Fonseca, Universidade Federal de Alfenas
Professora da rede municipal de ensino de Paraguaçu-Mg. Graduada em Normal Superior, pós-graduada em Supervisão escolar, mestranda em educação pela UNIFAL.
Maria Emília Almeida da Cruz Tôrres, Universidade Federal de Alfenas
Professora graduada em Letras, mestre e doutora em linguistica aplicada. Professora da UNIFAL na graduação e pós-graduação stricto-sensu
Publicado
2018-03-01
Como Citar
Fonseca, A. F., & Tôrres, M. E. A. da C. (2018). <b&gt;Entre o ideal e o real: proposições do Currículo Básico Comum para o Ensino Fundamental de Minas Gerais e sua transposição para uso em sala de aula. Acta Scientiarum. Education, 40(2), e34747. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34747
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas