<b>Entre o ideal e o real: proposições do Currículo Básico Comum para o Ensino Fundamental de Minas Gerais e sua transposição para uso em sala de aula
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou cotejar as concepções de letramento que permeiam o Currículo Básico Comum de Minas Gerais com as do material criado pela Secretaria de Educação do estado para atender crianças que não foram alfabetizadas até os oito anos de idade, a fim de analisar se este reflete as mesmas concepções de leitura e de escrita materializadas no documento gerador (CBC), à luz das premissas de pesquisadores que fazem parte dos Novos Estudos do Letramento – Barton e Hamilton (1998), Cook-Gumperz (1991), Gee (2005), Heath (1983), Lankshear (1999), Street (1984, 2014), Terzi (1997, 2000) e Tôrres (2003, 2009), Tôrres e Oliveira (2017). Esses autores propõem deslocar o foco da aquisição de habilidades técnicas e neutras, como tem sido feito em abordagens tradicionais, e veem o letramento como prática social. Nesse escopo, procurou-se verificar se as ideologias que perpassam os documentos atendem aos preceitos do modelo de letramento ideológico, como proposto por Street. De abordagem qualitativa, a pesquisa socorreu-se da observação e análise do objeto e de entrevista semiestruturada, como proposto por Lüdke e André (2013). Ao final da pesquisa, foi possível constatar que a transposição da teoria para a prática evidencia certa polaridade entre o que se pretende fazer em educação e o que efetivamente se tem feito.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.