Leituras de <i>1808</i> - Aspectos educativos, estéticos e cognitivos da recepção da obra a partir da Didática da História

Palavras-chave: ensino de história, aprendizagem histórica, divulgação científica, história pública.

Resumo

Este texto estuda a recepção de uma amostra de leitores ao livro 1808 - Como uma rainha louca, um rei medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes. São usados os conceitos de história pública e cultura histórica, a partir da Didática da História (Bergmann, 1990; Rüsen, 2001), para a qual o ensino e a aprendizagem histórica são um fenômeno complexo e multifatorial. Dedica-se a estudar a recepção ou a aprendizagem de uma amostra de leitores da obra 1808 a partir de três das dimensões da cultura histórica: cognitiva, estética e política (Rüsen, 1994). Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário por meio da internet e interpretados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Conclui-se, a partir da análise dos dados das entrevistas, que o sucesso desse tipo de obra está sustentado na história escolar (que ‘forma público’ interessado) e na história acadêmica (como fonte de autoridade); recursos estéticos são indicados pelos leitores como fator importante de interesse. A combinação de fatores estéticos e historiográficos gera, entre os leitores, um ‘efeito janela’ que parece fornecer acesso imediato ao passado, frente ao qual se observa restrita consciência crítica dos leitores.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professor de Prática de Ensino no Departamento de História. Professor dos Programas de Mestrado Acadêmico e Profissional em História da UEPG. Bolsista de Produtividade do CNPq.
Publicado
2019-03-20
Como Citar
Gelbcke, J., & Cerri, L. F. (2019). Leituras de <i>1808</i&gt; - Aspectos educativos, estéticos e cognitivos da recepção da obra a partir da Didática da História. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e36339. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36339
Seção
História e Filosofia da Educação