Leituras de <i>1808</i> - Aspectos educativos, estéticos e cognitivos da recepção da obra a partir da Didática da História
Resumo
Este texto estuda a recepção de uma amostra de leitores ao livro 1808 - Como uma rainha louca, um rei medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes. São usados os conceitos de história pública e cultura histórica, a partir da Didática da História (Bergmann, 1990; Rüsen, 2001), para a qual o ensino e a aprendizagem histórica são um fenômeno complexo e multifatorial. Dedica-se a estudar a recepção ou a aprendizagem de uma amostra de leitores da obra 1808 a partir de três das dimensões da cultura histórica: cognitiva, estética e política (Rüsen, 1994). Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário por meio da internet e interpretados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Conclui-se, a partir da análise dos dados das entrevistas, que o sucesso desse tipo de obra está sustentado na história escolar (que ‘forma público’ interessado) e na história acadêmica (como fonte de autoridade); recursos estéticos são indicados pelos leitores como fator importante de interesse. A combinação de fatores estéticos e historiográficos gera, entre os leitores, um ‘efeito janela’ que parece fornecer acesso imediato ao passado, frente ao qual se observa restrita consciência crítica dos leitores.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































