Formação inicial do docente de matemática – investigando a Expressão Gráfica no currículo da UFPR
Resumo
Nesta pesquisa é abordado o contexto histórico das disciplinas de Expressão Gráfica, presente no currículo do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no período de1974 a2006 (ano da última reforma curricular). A finalidade é indicar a possível causa para o quase não desenvolvimento de conceitos dessa área, que na Educação Básica engloba, sobretudo, a Geometria na disciplina de Matemática. Para isto, buscamos informações em documentos oficiais, trabalho direto com alunos, professores e escolas públicas de educação básica, verificando que o estudo da Expressão Gráfica foi subtraído, ocasionando lacuna na formação do futuro professor, que deverá desenvolver tais temas com seus futuros alunos, indicando uma possível causa para o (des)aparecimento do trabalho dos conceitos na Educação Básica, contribuindo para a fragmentação curricular.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.