<b>Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superior

Palavras-chave: percepção docente, licenciatura de matemática, autobiografias.

Resumo

O olhar deste estudo voltou-se às autobiografias dos professores das ‘licenciaturas de matemática’ das instituições de ensino superior de caráter privado em Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral investigar sua percepção acerca da relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos e desdobrou-se nos seguintes objetivos: analisar as percepções docentes acerca do uso dos recursos tecnológicos na formação continuada e examinar como os docentes compreendem sua aplicação na relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, contando com os estudos de Brito e Purificação (2011), Rasco e Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) e Kenski (2015). Na pesquisa de campo, utilizaram-se os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral para a realização das sete entrevistas feitas com os docentes que atuavam nas ‘licenciaturas de matemática’ em Curitiba. Verificou-se que eles percebem as possibilidades e os desafios do uso dos recursos tecnológicos tanto na formação continuada, quanto na relação entre professor e aluno. Dentre as possibilidades, a formação continuada em tempos e espaços flexíveis; dentre os desafios, acompanhar a rapidez das inovações e sua aplicação em sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Mestrado em andamento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Bolsista CAPES. Graduação em andamento em Licenciatura em História, também pela mesma instituição, iniciada em 2014. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, (2004), concedida através do Instituto Superior de Administração e Economia Fundação Getúlio Vargas, FGV/ISAE. Bacharel em Administração de Empresas, (2002), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR.
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de cursos de especialização da Universidade Federal do Paraná (PECCA) e da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância.
Publicado
2018-02-02
Como Citar
Ribeiro, A. F. M., & Vieira, A. M. D. P. (2018). <b&gt;Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superior. Acta Scientiarum. Education, 40(1), e37198. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37198
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas