<b>Projeto alfa <i>tuning</i> América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes

Palavras-chave: educação superior, governança multiescalar, união europeia, política global.

Resumo

Este artigo discute a implementação do projeto Alfa Tuning América Latina (Patal) no Brasil, bem como se, e de que maneira, suas diretrizes foram incorporadas ao contexto da prática das universidades participantes. O referencial teórico está fundamentado no ciclo de políticas (Bowe, & Ball, 1992) e no contexto socioeconômico do modo de produção capitalista (Harvey, 2013), de forma a compreender a relação do Patal com seus contextos de influência, elaboração e prática. A metodologia baseou-se na análise dos documentos e relatórios oficiais do Patal e na realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Patal no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Patal faz parte das ações de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de políticas de educação superior da União Europeia, que superam fronteiras nacionais a fim de suprir demandas de mercado no cenário de governança multiescalar. No Brasil, o Patal foi introduzido fora dos marcos regulatórios do Estado, sendo acordado a partir de redes políticas entre docentes e universidades, e a implementação de suas diretrizes ocorreu, predominantemente, de forma pontual e discursiva, todavia o Patal pode influir nas políticas nacionais por meio da adoção de conceitos, diagnósticos e metodologias, bem como legitimar outras políticas, especialmente por defender um curriculum organizado em competências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeinni Kelly Pereira Puziol, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação na área de Estado, Sociedade e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI). Docente do Departamento de Geociências da Universidade de Londrina (UEL)

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo

Doutora em educação e professora da Universidade de São Paulo, na EACH. Atua também nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Integração da América Latina da USP. Desenvolveu pesquisa pós-doutoral no Center for International Higher Education, no Boston College, EUA e foi professora visitante no Centre for Globalisation, Education and Social Futures na University of Bistol, Reino Unido. É membro da rede Universitas/BR do GT11 Educação superior, vinculado à ANPED e do Grupo de trabalho Universidad y políticas de educación superior da Clacso. É coordenadota do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES/USP). 

Publicado
2018-02-02
Como Citar
Pereira Puziol, J. K., & Barreyro, G. B. (2018). <b>Projeto alfa <i>tuning</i&gt; América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes. Acta Scientiarum. Education, 40(1), e37338. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas