Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias

Palavras-chave: educação sociocomunitária, cidade educativa, aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda a problemática dos processos educativos que acontecem no espaço urbano e rural, no campo da educação não formal. O objetivo é apresentar e refletir experiências sociais e comunitárias de educação não formal que se dão por meio de manifestações e ocupações no ambiente urbano, bem como de experiências de turismo rural-patrimonial. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que explora informações extraídas por meio de sete experiências de ocupações públicas extraídas de contextos da cidade e de experiências que tratam de atividades educativas em contexto rural de três fazendas históricas do estado de São Paulo. As análises aproximam as experiências de modo a discutir as três dimensões de aprendizagem indicadas por Trilla Bernet: aprender a, aprender da, aprender na. Por fim, considera os limites e alcances dessas aprendizagens e atualiza a ideia da cidade como espaço de educação não formal sob o termo e enfoque do município educador, agente e fator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Morais Garcia Lima, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia e Psicologia, do UNISAL – unidade Americana/SP.

 

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia e Psicologia, do UNISAL – unidade Americana/SP.

 

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia, do UNISAL – unidade Americana/SP
Publicado
2019-03-20
Como Citar
Lima, L. M. G., & Fernandes, R. S. (2019). Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e37380. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37380
Seção
História e Filosofia da Educação