Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias
Resumo
Este artigo aborda a problemática dos processos educativos que acontecem no espaço urbano e rural, no campo da educação não formal. O objetivo é apresentar e refletir experiências sociais e comunitárias de educação não formal que se dão por meio de manifestações e ocupações no ambiente urbano, bem como de experiências de turismo rural-patrimonial. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que explora informações extraídas por meio de sete experiências de ocupações públicas extraídas de contextos da cidade e de experiências que tratam de atividades educativas em contexto rural de três fazendas históricas do estado de São Paulo. As análises aproximam as experiências de modo a discutir as três dimensões de aprendizagem indicadas por Trilla Bernet: aprender a, aprender da, aprender na. Por fim, considera os limites e alcances dessas aprendizagens e atualiza a ideia da cidade como espaço de educação não formal sob o termo e enfoque do município educador, agente e fator.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.