<b>Implicações do SiSU no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da Unemat

  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-3340-5587
  • Fernando Cezar Vieira Malange Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luiz Francisco Borges Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: educação superior, acesso, democratização, SiSU, perfil acadêmico.

Resumo

A política nacional de democratização do acesso à educação superior do MEC, instituída pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), traz consigo mecanismos com propósitos de democratizar as vagas nos cursos superiores públicos. Em 2012, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aderiu ao SiSU; assim, em 2013, passa a ter duas principais formas de seleção (SiSU no primeiro semestre e vestibular no segundo semestre) de cada ano. Pesquisas realizadas afirmaram que o ingresso na Unemat já era democratizado. A questão que levantamos neste estudo é: com a adesão ao SiSU, o ingresso continuou democratizado? Assim, o objetivo da presente pesquisa é compreender a adesão ao SiSU no câmpus Universitário de Cáceres e sua relação com o processo de democratização da IES. Foi aqui adotada como tipo de pesquisa a abordagem quanti-qualitativa. O procedimento metodológico ocorreu em três etapas: análise documental; análise do banco de dados – Enem - e análise de dados do vestibular. Os instrumentos de pesquisa foram os questionários socioeconômicos do Enem e do vestibular/Unemat. Os resultados evidenciaram que houve várias mudanças na Unemat após a implementação do SiSU como forma de ingresso. Tais mudanças foram introduzidas no perfil acadêmico, nas políticas institucionais, na gestão administrativa e na gestão pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pesquisadora da Rede Universitas/Br do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil” e da Rede Inovação e Avaliação - InovAval da UFRGS. Líde do Grupo de Pesquisa em Avaliação Educacional -GEPAVE-UNEMAT e vice-liíder do Grupo de Pesquisa Acesso e Permanência a Educação Superior - GEPAPES-Unemat

Fernando Cezar Vieira Malange, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Engenharia Elétrica – Automação e mestre em Ciências da Computação. Professor da Unemat. Integra a Rede Universitas-Br.

Luiz Francisco Borges, Universidade do Estado de Mato Grosso
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unemat. Faz parte do quadro de pessoal da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso. Integra a Rede Universitas-Br.
Publicado
2018-02-02
Como Citar
Lima, E. G. dos S., Malange, F. C. V., & Borges, L. F. (2018). <b&gt;Implicações do SiSU no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da Unemat. Acta Scientiarum. Education, 40(1), e37656. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37656
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas