<b>O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização
Resumo
O artigo analisa riscos e potencialidades que emergem da institucionalização/expansão da Licenciatura em Educação do Campo no Estado do Pará, ofertados pela UFPA, Campus de Cametá, e UNIFESSPA, Campus de Marabá, identificando desdobramentos quanto à ampliação do acesso das populações do campo à Educação Superior e à Educação Básica. Ele se referencia em um estudo de natureza bibliográfico, documental e de campo, vinculado à Rede Universitas-Br, que investiga a expansão da Educação Superior do campo ancorado no Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que em Cametá, o risco maior se vincula à dificuldade de materializar a alternância pedagógica sem dissociá-la dos princípios originários da educação do campo e, como potencialidade, destaca-se a afirmação de um currículo interdisciplinar na formação de Educadores realizada pelo Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Em Marabá, o risco maior advém de ações desarticuladas na oferta da Educação Básica entre os entes federados, incluindo o tenso diálogo com a Secretaria Estadual de Educação quanto à construção do Ensino Médio, e, como potencialidade, destaca-se a relação entre universidade e movimentos sociais, construída como estratégia para o fortalecimento da legitimidade social do curso.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.