<b>Democratização e acessibilidade no ensino superior em Portugal: mudanças recentes
Resumo
Em Portugal, desde há algumas décadas, assistiu-se a um crescimento explosivo da procura de ensino superior, o mesmo ocorrendo, aliás, com o número de graduações, evidenciando um processo de construção de um ensino superior de massas. Todavia, este crescimento terá tido efeitos significativos no nível de acessibilidade e na democratização do sistema? São estas as interrogações que fundamentam o presente artigo. Nesse sentido, os autores apresentam alguns conceitos de acessibilidade (geral e financeira) e, a partir do valor de indicadores de natureza académica (taxa real de escolarização e de graduação do ensino superior) e de natureza financeira (custos totais de educação, PIB per capita e Rendimento Mediano do País), bem como da estrutura económico-social dos estudantes do ensino superior em Portugal, em duas datas distintas, 2010 e 2015, discutem a evolução da acessibilidade e a democratização do ensino superior português, no período 2010-2015. Os autores concluem ter ocorrido um ligeiro acréscimo quer do nível de acessibilidade quer dos estratos sociais de recrutamento do ensino superior, mas permanecendo o país, ainda assim, muito aquém do que se verifica em alguns dos países parceiros de Portugal na União Europeia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.