Trapaças em avaliações escolares: uma análise estatística do comportamento humano

  • Everton Diniz dos Santos Universidade do Vale do Paraíba
Palavras-chave: cola, comportamento, avaliações, estudante, ensino-aprendizagem

Resumo

Trapacear em avaliações se revela um problema educacional com efeitos deletérios ao indivíduo e ao país. Os meios para se inibir este comportamento são pouco eficientes e se baseiam apenas em medidas de repressão, como punições, e profiláticas, como limitação do número de itens portados em avaliações. Desse modo, este estudo propõem identificar o perfil comportamental de estudantes que trapaceiam em exames, para auxiliar na elaboração de estratégias adequadas a redução da frequência desta transgressão nas escolas e concursos. Para tanto se realizou uma pesquisa acerca do comportamento de indivíduos que declararam trapacear, ou não trapacear, em exames escolares. Os resultados destacaram que a postura de um indivíduo perante a transgressão em exames, se diferencia significativamente entre os gêneros, posicionamento religioso, nível de estudo entre outros elementos. Os resultados desta pesquisa foram empregados no delineamento do perfil comportamental humano perante ao hábito de ‘colar’, para auxiliar o docente na elaboração de estratégias eficazes para coibir esta transgressão, e suas consequências para a sociedade.

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Biografia do Autor

Everton Diniz dos Santos, Universidade do Vale do Paraíba

Bacharel em Biomedicina e licenciado em matemática, especialista em metodologia da docência no ensino superior, mestre em ciências biológicas e Doutor em Engenharia Biomédica. Centro Universitário Internacional (UNINTER), Faculdade de Educação, Departamento de Pós-graduação, Curitiba, PR, Brasil, E-mail ediniz@id.uff.br. Atua profissionalmente como docênte tanto do ensino médio quanto do ensino superior.

 

Publicado
2019-01-02
Como Citar
Santos, E. D. dos. (2019). Trapaças em avaliações escolares: uma análise estatística do comportamento humano. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e41304. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41304
Seção
História e Filosofia da Educação