O ensino rural e o desenvolvimento regional: propostas e atividades educacionais de Sud Mennucci – 1920 a 1948
Resumo
O objeto de estudo é o ensino rural, proposto por Sud Mennucci (1892 – 1948) para o estado de São Paulo, de 1920 a 1948. O estudo examinou o tema, enquanto relação educativa, cujos objetivos foram captar as necessidades sociais da época e apreender as funções sociais do ensino rural. As fontes da pesquisa foram os escritos em livros, conferências, artigos de jornais e decretos por ele promulgados, quando foi Diretor-geral do Ensino. A metodologia seguiu a análise temática fundamentada na teoria histórico-crítica mediante a categoria singular/universal, tendo como eixos temáticos o trabalho didático, a ruralização do ensino e a pequena lavoura. Sua proposta cumpriu somente em parte a função social programada, contribuiu, entretanto, para a inovação e a universalização relativa do ensino rural.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.