O ensino rural e o desenvolvimento regional: propostas e atividades educacionais de Sud Mennucci – 1920 a 1948

Palavras-chave: organização do trabalho didático, ruralização do ensino, pequena lavoura, relação educativa

Resumo

O objeto de estudo é o ensino rural, proposto por Sud Mennucci (1892 – 1948) para o estado de São Paulo, de 1920 a 1948. O estudo examinou o tema, enquanto relação educativa, cujos objetivos foram captar as necessidades sociais da época e apreender as funções sociais do ensino rural. As fontes da pesquisa foram os escritos em livros, conferências, artigos de jornais e decretos por ele promulgados, quando foi Diretor-geral do Ensino. A metodologia seguiu a análise temática fundamentada na teoria histórico-crítica mediante a categoria singular/universal, tendo como eixos temáticos o trabalho didático, a ruralização do ensino e a pequena lavoura. Sua proposta cumpriu somente em parte a função social programada, contribuiu, entretanto, para a inovação e a universalização relativa do ensino rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Filosofia e História da Educação, professora pesquisadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMS, campus de Campo Grande/MS; membro do GT HISTEDBR/MS.


Sandino Hoff, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Doutor em Filosofia e História da Educação, professor pesquisador do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UNIDERP.

Publicado
2019-04-24
Como Citar
Cardoso, M. A., & Hoff, S. (2019). O ensino rural e o desenvolvimento regional: propostas e atividades educacionais de Sud Mennucci – 1920 a 1948. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e41679. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41679
Seção
História e Filosofia da Educação