Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação
Resumo
Em dezembro de 2012, o vídeo Gangnam Style tornou-se o primeiro videoclipe do YouTube a ser visto mais de um bilhão de vezes. Muitos de seus espectadores reconfiguraram a produção, criando e publicando suas próprias variações do vídeo e replicando o conteúdo por meio de redes sociais digitais. Dessa forma, cada espectador demonstrou a sua potência criativa e a sua capacidade de autoria visual, articulada ao conteúdo original da música e do clipe. Gangnam Style e suas replicações em rede é um bom exemplo do que é um meme na Cibercultura. A partir disso, inúmeros outros vídeos e conteúdos digitais têm se popularizado e, ao mesmo tempo, sido reproduzidos em outros contextos. Estes dão aos memes de redes sociais digitais a capacidade de gerar sentidos e significados em cada indivíduo que se apropria de seu conteúdo e da sua experiência cultural, por meio da produção colaborativa e discursiva. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo nas redes sociais, este texto tem como objetivo discutir o potencial dos memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem, autoria visual e produção colaborativa na Cibercultura.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.