Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação

  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes
Palavras-chave: cultura digital, redes sociais digitais, educação, memes.

Resumo

 Em dezembro de 2012, o vídeo Gangnam Style tornou-se o primeiro videoclipe do YouTube a ser visto mais de um bilhão de vezes. Muitos de seus espectadores reconfiguraram a produção, criando e publicando suas próprias variações do vídeo e replicando o conteúdo por meio de redes sociais digitais. Dessa forma, cada espectador demonstrou a sua potência criativa e a sua capacidade de autoria visual, articulada ao conteúdo original da música e do clipe. Gangnam Style e suas replicações em rede é um bom exemplo do que é um meme na Cibercultura. A partir disso, inúmeros outros vídeos e conteúdos digitais têm se popularizado e, ao mesmo tempo, sido reproduzidos em outros contextos. Estes dão aos memes de redes sociais digitais a capacidade de gerar sentidos e significados em cada indivíduo que se apropria de seu conteúdo e da sua experiência cultural, por meio da produção colaborativa e discursiva. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo nas redes sociais, este texto tem como objetivo discutir o potencial dos memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem, autoria visual e produção colaborativa na Cibercultura.

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Biografia do Autor

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes
Doutorando em Educação – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT-Bolsista PROSUP/CAPES). Mestre em Educação (PPED-UNIT). Graduado em Geografia (UNIT). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: kaioeduardojo@gmail.com
Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes
Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com
André Luiz Alves, Universidade Tiradentes
Doutorando em Educação – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT-Bolsista PROCAPS). Graduado em Publicidade e Propaganda (UNIT). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: anndrealves@hotmail.com
Publicado
2019-01-02
Como Citar
Oliveira, K. E. de J., Porto, C. de M., & Alves, A. L. (2019). Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e42469. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42469
Seção
História e Filosofia da Educação