Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil

Palavras-chave: povos indígenas; educação infantil; organização do trabalho docente; educação e cultura; currículo.

Resumo

Neste estudo temos por objetivo problematizar o trabalho pedagógico com as datas comemorativas dentro das instituições de educação infantil. Dentre as datas comemorativas tomamos o ‘Dia do índio’, dada a relevância e a frequência com que essa data é trabalhada nas escolas e em vista da Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura dos povos indígenas. Trata-se de estudo teórico, com base em autores do grupo modernidade/colonialidade, dentre outros, que nos ajudam a pensar acerca da temática. Primeiramente trazemos uma reflexão sobre as datas comemorativas no trabalho pedagógico. Na sequência tratamos do ‘Dia do índio’, um sujeito que ainda é apresentado às crianças com estereótipos e preconceitos. Posteriormente, salientamos, como resultado dessas problematizações, a relevância de novos direcionamentos no trabalho escolar realizado com as crianças por meio da interculturalidade crítica e criação de novas alternativas de pensamento e sociedade. Como conclusão, o trabalho com a temática indígena na educação deve estar pautado na consideração em igualdade das diferentes formas de conhecimento, de ser e pensar o mundo. Considerando ainda que todos os sujeitos são construtores de conhecimento, inclusive as crianças, atividades mecanizadas e sem significado não têm sentido.

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Publicado
2020-02-13
Como Citar
Melo, A. de, Ribeiro, D., & Dominico, E. (2020). Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e43470. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.43470
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas