A Escola de Vigotski e suas contribuições para uma práxis revolucionária
Resumo
O ensaio teórico em tela apresenta alguns elementos da Escola de Vigotski, alicerçado nos fundamentos do marxismo, que traz uma contribuição ímpar ao entendimento do psiquismo humano e suas múltiplas determinações. Tomando como basilares as ideias de Vigotski e seus colaboradores diretos, Luria e Leontiev, representantes da psicologia soviética, o artigo destaca a proximidade de Vigotski com Marx, quando elege a centralidade do trabalho como ato-gênese do ser social, o que possibilita relevantes implicações na edificação do complexo categorial da psicologia histórico-cultural. Desse modo, assevera-se haver uma estreita relação entre psicologia e filosofia, fundamentada na perspectiva teórico-metodológica de Vigotski, apontando para a transformação socialista do homem. Dessa forma, este artigo busca contribuir para a construção de um edifício categorial para o entendimento de como nos tornamos humanos, situando o homem em meio as suas relações sociais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.