Formação continuada de professores e regionalização educativa: uma análise das políticas do setor educacional do MERCOSUL
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as políticas de formação continuada de professores em contexto de regionalização, especificamente identificar tais políticas nos planos de ação educativa do Setor Educacional do MERCOSUL. Para tanto considera-se que tal região está inserida em um intenso processo de internacionalização e de regionalização educativa, no qual, além da influência de organismos internacionais, destaca-se a atuação do Setor Educativo do MERCOSUL. Na América Latina, assim como em outros contextos, a constituição de blocos econômicos colocou ênfase no papel da educação como fator de integração, influenciando e direcionando as prioridades nesse campo. A metodologia utilizada privilegiou uma abordagem qualitativa, pois, segundo Lüdke (1986), a pesquisa qualitativa supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o objeto a ser investigado, isto é, um intenso trabalho de campo, no qual os problemas são estudados no ambiente natural em que eles ocorrem, como fontes diretas de obtenção de dados. Como resultado, observou-se uma oferta formativa de caráter prioritariamente técnico, sujeita às vicissitudes dos governos. Tal formação está em conformidade com uma agenda internacional neoliberal despreocupada com a valorização dos profissionais da educação, ainda que considere tal formação um instrumento importante para a implementação dessa mesma agenda.
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