Livros de leitura e a construção da identidade nacional de crianças italianas e descendentes (São Paulo no início do século XX)

Palavras-chave: imigração italiana, escolas étnicas, escola primária paulista, livros de leitura, São Paulo.

Resumo

 A partir do último quartel do século XIX o imigrante estrangeiro passou a desempenhar um papel cada vez mais relevante na história de São Paulo. O presente texto tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas nos livros de leitura que alcançaram circulação expressiva nas escolas étnicas italianas e nas escolas primárias paulistas frequentadas pelos imigrantes e/ou seus filhos, entre o final do século XIX e o início do século XX. A partir da perspectiva teórico-metodológica da história cultural toma-se como fonte privilegiada a ‘Série graduada de Puiggari-Barreto’ e o livro de leitura Piccolo mondo. Com base no corpus conceitual constituído por Norbert Elias, os procedimentos, os instrumentos, as fontes e as direções de análise foram definidas, uma vez que interessa examinar práticas e processos de modelação dos sujeitos crianças que viviam o tempo social da infância, pelos quais se constituem como configurações mentais ou psíquicas, e nos quais cognição, sentimento, atitude, comportamento, valor, não são passíveis de abstração.  Os autores expressaram em seus livros um projeto civilizatório, em que a formação do cidadão, o amor à pátria, o reconhecimento e a valorização dos heróis, dos valores, da língua, dos grandes feitos, dos monumentos e das paisagens ganharam proeminência. Os autores reivindicaram em seus livros de leitura, produzidos nos dois lados do oceano Atlântico as marcas de uma identidade nacional almejada.

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Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo
Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Adjunto I I do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil e do Programa de Pós ?Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP orientando mestrado. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos em desenvolvimento financiados pelo CNPq. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). ÁREAS DE PESQUISA: 1- História da Educação: a. história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância, b. historia da leitura e do livro no Brasil . 2.Estudos da infância: a. Infância e cultura b. : políticas, práticas e instituições para a infância GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH e membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa CULTURA E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS e do Grupo de Estudos e Pesquisa HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, IMIGRAÇÃO E MEMÓRIA.
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Panizzolo, C. (2019). Livros de leitura e a construção da identidade nacional de crianças italianas e descendentes (São Paulo no início do século XX). Acta Scientiarum. Education, 41(1), e45486. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.45486
Seção
História e Filosofia da Educação