A narrativa na educação infantil: a mobilização de funções psicológicas superiores em situações de interação discursiva
Resumo
Este artigo trata da narrativa como uma atividade que movimenta funções psíquicas superiores, tais como linguagem racional, pensamento verbal, atenção voluntária, memória mediada e imaginação, constituindo-se como experiência fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. São analisados episódios de interação em que crianças de uma escola de Educação Infantil são instadas pela professora a organizar sequências discursivas sobre fatos de sua vida e histórias observadas. O estudo sustenta-se na Teoria Histórico-Cultural e nas produções de Jerome Bruner sobre a narrativa como forma de pensamento sobre e com o mundo. Resultam da análise as seguintes proposições: as funções psicológicas superiores atuam reciprocamente no curso da narrativa; a intervenção da professora e dos pares auxilia na (re)estruturação da linguagem e do pensamento das crianças; a pergunta do outro permite ao narrador qualificar a trajetória de seu pensamento; a escuta ativa é uma das condições fundamentais para a condução do pensamento narrativo. Conclui-se que espaços e tempos em que narrativas são mobilizadas compõem uma das atividades primordiais da Educação Infantil, já que põem em curso um tipo de pensamento discursivo que organiza/complexifica funções psíquicas tipicamente humanas.
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