Mídias digitais e produção audiovisual na disciplina de Espanhol como língua estrangeira: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico
Resumo
Este texto é resultado da pesquisa desenvolvida no programa de Pós-graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, campus Campo Grande, no período de agosto de 2017 a novembro de 2018. O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades de explorar diversas modalidades da linguagem oral, escrita, verbal, não verbal, imagética no ensino do espanhol como língua estrangeira, doravante ELE, por meio da utilização de mídias digitais em produções audiovisuais. Para desenvolver o projeto de produção de vídeos, escolhemos uma turma do Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS, campus Nova Andradina. O trabalho insere-se na área do ensino de línguas estrangeiras, caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Recorremos, durante o processo investigativo, a pesquisadores que atuam no campo aplicado dos estudos da linguagem, tais como: Braga (2013), Dionísio (2011), Eres Fernández (2010), Ribeiro (2018), Rojo e Barbosa (2015), entre outros. A metodologia consistiu em: (1) apresentar a proposta, exibir e analisar materiais audiovisuais curtos; (2) visitar e anotar dados sobre as instalações das Unidades Educativas de Produção (UEP), os animais e os maquinários agrícolas; (3) escrever os roteiros, as legendas e planejar a apresentação em língua espanhola; (4) organizar diferentes semioses coletadas - fotos, imagens, música em espanhol, entrevistas e (5) usar o programa Movavi para editar o arquivo. Os estudantes produziram sete vídeos, relacionados à língua espanhola, dos quais analisamos três. No estudo, constatamos que é possível realizar um trabalho mais dinâmico no ensino ELE, em consonância com as necessidades de interação na sociedade cada vez mais globalizada.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.






































