Educação infantil e educação física na perspectiva interdisciplinar: (im)possibilidades
Resumo
Este texto, um recorte de uma pesquisa de Mestrado, tem por temática a relação entre a Educação Infantil, a Educação Física e a Interdisciplinaridade e, por objetivo, compreender se ocorre a prática pedagógica interdisciplinar entre os professores de educação física e pedagogos que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEINFs) de uma cidade de Mato Grosso do Sul. A pesquisa realizada em 2017 foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, utilizou-se como instrumento metodológico um questionário-convite, entregue a 111 professores que atuam em cem instituições de CEINFs, com devolutiva de 106 deles, e que tinha como objetivo caracterizar quem são os profissionais de Educação Física que atuam nos CEINFS, dados esses não focalizados nesse texto. Na segunda etapa, o instrumento metodológico aplicado foi o referente à técnica do Grupo Focal, do qual participaram 10 professores que representaram dezessete CEINFs, tendo em vista que alguns desses professores atuam em mais de uma instituição. Para a análise dos dados da pesquisa foram elencadas duas categorias temáticas: a elaboração do planejamento; e práticas pedagógicas interdisciplinares. Os resultados apontaram que, apesar da Educação Física estar presente na Educação Infantil, ela não faz parte da Educação Infantil, pois ainda é vista como uma disciplina desenvolvida por especialistas. Desta forma, não são oportunizados momentos de diálogo e de formação em conjunto, ocorrendo, assim, a fragmentação dos planejamentos, que por consequência, também fragmenta as ações docentes e o conhecimento oportunizado às crianças.
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