Queixas de um célebre teólogo sobre a universidade quatrocentista: as críticas de Jean Gerson sobre os mestres e alunos do seu tempo
Resumo
Com ênfase nos escritos epistolares pessoais e oficiais, este trabalho procura examinar como um teólogo do século XV, o proeminente chanceler da Universidade de Paris, Jean Gerson (1363-1429), refletiu sobre a situação desta universidade com a finalidade de apontar seus descaminhos e redefinir ou reafirmar o seu papel no Ocidente cristão. A partir de cartas endereçadas a autoridades, a colegas teólogos e a amigos ligados a tal ambiente, este artigo explora os principais apontamentos acerca das barreiras de ordem institucional e política, das fragilidades do saber ali produzido e, sobretudo, acerca das condutas de professores e estudantes que, segundo o chanceler, impediam que a Universidade exercesse plenamente sua função em benefício da comunidade cristã. São esmiuçados, em suma, os desabafos de um doutor em teologia sobre os comportamentos dignos de reprimenda no que concerne à relação dos seus coetâneos com o saber e as suas expectativas sobre a universidade do seu tempo.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.