Ensino e aprendizagem: educação como encontro inter-humano em Rogers e Morin
Resumo
Tem-se por objetivo, com o presente artigo, apontar uma visão crítica sobre a desumanização na educação, a partir de Rogers e Morin, considerando o panorama atual no ensino. Utilizou-se da metodologia bibliográfica e exploratória. Uma vez detectada uma situação de fragilidade e necessidade de revisão da conjuntura atual no campo educacional, apresentou-se a visão de cada autor, com um acento especial para o resgate do humano e a valorização da pessoa do aluno, enquanto protagonista do processo de educação. A postura do ‘aprender a aprender’ torna-se fundamental nesta discussão e funciona aqui como uma dobradiça, pois encontra-se presente tanto à reflexão de Morin (2011, 2014) como de Rogers (1973, 1987), o que vai justamente colaborando para o encontro de pontos de intersecção entre os dois pensadores. Ao final, apresenta-se algumas chaves de leitura que articulam a análise anterior sobre via de possibilitar saídas frente ao atual momento vivido pela educação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.