O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar

Palavras-chave: pedagogia; trabalho pedagógico; educação não escolar.

Resumo

O artigo apresenta dados de uma pesquisa interessada em compreender as características e processos do trabalho pedagógico desenvolvido por pedagogas/os em espaços de educação não escolar (ENE). Para tanto, recorre à literatura especializada em Pedagogia, Educação Não Escolar, Pedagogia Social e Formação de Educadores(as) para analisar trajetórias formativas e ação profissional de 38 pedagogas/os de diferentes regiões brasileiras cujo trabalho se insere em três principais âmbitos: ação socioinstitucional, educação laboral/organizacional e educação especializada em contextos de saúde. Os dados relativos a esse grupo de participantes da pesquisa derivam de um questionário virtual aplicado mediante mapeamento de redes de contato via internet. Os dados são apresentados e discutidos por meio da compilação estatística e da interpretação à luz do quadro teórico que configurou a análise. As considerações apontam que a ENE, como campo de trabalho pedagógico, se dinamiza mediante processos de inventividade das/os profissionais que articulam diferentes saberes, alguns presentes na formação inicial e outros ausentes, com base em um processo contínuo de diálogo com as especificidades de cada âmbito de atuação. É sob essa perspectiva que os dados sobre a prática das/os pedagogas/os na ENE, à luz de referenciais críticos, permite pensar um currículo de Pedagogia que proporcione momentos de práxis significativa aos estudantes em face das características da ação pedagógica naqueles espaços.

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Publicado
2021-12-16
Como Citar
Severo, J. L. R. de L. (2021). O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar . Acta Scientiarum. Education, 44(1), e48662. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.48662
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas