A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-oeste
  • Débora Ribeiro 2Universidade Federal do Paraná
  • Eliane Dominico Universidade Estadual de Maringá
  • Maristela Aparecida Nunes Universidade Estadual do Centro
Palavras-chave: infância; currículo; datas comemorativas; violência contra a mulher.

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar a ausência da reflexão nos encaminhamentos pedagógicos pautados em planejamento assentado nas datas comemorativas nas unidades educativas. Trata-se um texto de cunho teórico e elegemos como foco o ‘Dia da Mulher’, dada a efervescência de várias questões vividas e sofridas pelas mulheres nos diversos setores sociais, para discutirmos a relevância histórica e cultural deste tema para as crianças. O trabalho pedagógico na Educação Infantil tendo como mote as datas comemorativas, a partir das experiências vivenciadas por nós como professoras, tem sido realizado de maneira superficial, fato que culmina com a aceitação passiva e acrítica de discursos e estereótipos que propagam discriminação e violência, nesse caso com a mulher. Pretendemos com a escrita desse texto colaborar para a ressignificação do trabalho pedagógico, fomentando novas perspectivas para focalização de elementos curriculares que considerem a criança como partícipe de um processo educativo reflexivo e crítico. Os momentos de trabalho, nas instituições de Educação Infantil, precisam ter o compromisso de proporcionar experiências agregadoras de conhecimento, identificar elementos da cultura, da sociedade em que as crianças estão inseridas e alargar seu olhar e capacidade de reflexão para levá-las a pensar sobre como as coisas são e como chegaram a ser dessa forma.

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Publicado
2021-08-04
Como Citar
Lira, A. C. M., Ribeiro, D., Dominico, E., & Nunes, M. A. (2021). A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’ . Acta Scientiarum. Education, 43, e49047. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.49047
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas