Saber e virtude na obra A República de Platão. Hermenêutica do Livro VI

Palavras-chave: filósofo; educação; ideias; ser; ascese; rei.

Resumo

A obra, República, é constituída por X livros, sendo o tema central a justiça, com um desígnio ético e político, pois assistia-se a uma decadência das cidades gregas, especialmente de Atenas. A sua proposta, aqui apresentada, será a de uma cidade ideal, mas não utópica, em que o Rei fosse filósofo e em que tivesse uma educação em sintonia com o que é ser filósofo, mediante o saber e a virtude. Neste caso, a sua argumentação deverá ir no sentido de uma compreensão da República em sintonia com a sua Teoria das Ideias que constitui o travejamento do seu sistema filosófico. Nela está presente, simultaneamente, uma teoria metafísica, política, gnosiológica, educativa e ética. O Livro VI, que será objeto de comentário, é central para uma compreensão do ‘verdadeiro filósofo’, o qual tem todas as aptidões para ser o guardião desta cidade, e isto em função do seu percurso espiritual que, do sensível, se dirige para o inteligível, Mundo do Ser, o mundo verdadeiro, que só se contempla mediante uma ascese racional . 

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Referências

Chevalier, J. (1955). Histoire de la Pensée. I. La pensée antique. Paris, FR: Flammarion.

Errico, C. (2014). Presunzione e modestia: Ovvero Protagora e Socrate. Napoli, IT: Diogene Edizioni.

Leroux, G. (2012). La republique. Paris, FR: Flammarion. (não consta no texto)

Platão. (2017). República (Vol. IV, E. Gala, Trad.). Silveira, PT: Bookbuilders.

Platão, (2001 ) Fédon (M. T. Schiappa, Trad.). Coimbra, PT: Livraria Minerva.

Rogue, C. (2002). Compreender Platão. Porto, PT: Porto Editora.

Publicado
2020-04-20
Como Citar
Ganho, M. de L. S. de S. (2020). Saber e virtude na obra A República de Platão. Hermenêutica do Livro VI. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e50607. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.50607
Seção
História e Filosofia da Educação