Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná

  • Valter de Jesus Leite Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-3896-1654
  • Maria Simone Jacomini Novak Universidade Estadual do Paraná
  • Rosangela Celia Faustino Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: currículo; educação do campo; escola itinerante; Paraná.

Resumo

O presente texto aborda a organização curricular por complexos de estudo como projeto formativo para escolas itinerantes no Paraná. Contextualiza a necessidade de escolarização das crianças provenientes de famílias de camponeses que vivenciam diferentes processos de expropriação e de exclusão e que se organizam, coletivamente, no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a conquista da reforma agrária e dos direitos de cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, evidencia a relevância da educação para o MST e faz um histórico do desenvolvimento da organização curricular por Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo visando ao processo de humanização na formação escolar. Conclui que, em tempos de ataques sistemáticos aos direitos sociais e à educação pública, pelo sistema capitalista, a organização curricular do MST em exercício nas Escolas Itinerantes do Paraná contribui para a constituição de pilares de resistência e composição do debate em superação da estandardização curricular.

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Publicado
2021-08-04
Como Citar
Leite, V. de J., Novak, M. S. J., & Faustino, R. C. (2021). Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná. Acta Scientiarum. Education, 43, e51342. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.51342
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas