Educação e ‘cibercultura’: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial?

Palavras-chave: sociedade em rede; estágio curricular; ‘litaracia informacional’.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que dentro da matriz curricular dos cursos de licenciatura, o estágio curricular supervisionado se apresenta como uma condição profícua para enfrentar os dilemas contemporâneos do campo educacional que se manifestam com o aporte da ‘cibercultura’. Fundamentado em documentos oficiais sobre estágio curricular; em estudos sobre formação de professores; e, no conceito de ‘literacia informacional’, o artigo debate sobre a seguinte questão: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial? Em suas conclusões, o artigo destaca a importância do estágio curricular frente às demandas de uma sociedade amplamente conectada, especialmente, no que diz respeito às reações dos estudantes da educação básica aos estímulos que recebem do mundo ao seu redor e do mundo informacional.

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Publicado
2021-12-16
Como Citar
Dos Santos, C. (2021). Educação e ‘cibercultura’: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial?. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e52673. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52673
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas