Musas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no Instagram

Chamada temática: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura

  • Joana Dourado França de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: cibercultura; musas fitness; pedagogias culturais; Instagram.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar perfis de musas fitness no Instagram, aplicativo de rede social para compartilhamento de fotos e vídeos. O principal argumento desenvolvido é que essas musas se valem de pedagogias de corpos perfeitos enquanto estratégia de visibilidade. O campo teórico foi definido a partir de estudos das pedagogias culturais e da cibercultura, especialmente, os conceitos de visibilidade, espetacularização do eu e hiperconsumo, em torno da cultura da mobilidade na qual corpos perfeitos são exibidos e consumidos ininterruptamente em telas de dispositivos tecnológicos como mercadorias midiáticas. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico. A investigação conclui que as musas fitness utilizam o aplicativo Instagram para espetacularizar suas rotinas de alimentação e de exercícios físicos e para promover, entre os seus seguidores, seus estilos de vida através de pedagogias de corpos saudáveis e perfeitos.

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Publicado
2020-08-31
Como Citar
Souza, J. D. F. de, & Couto, E. S. (2020). Musas fitness na cibercultura: pedagogias de corpos perfeitos no Instagram. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e52788. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52788
Seção
História e Filosofia da Educação