Pesquisa em educação na cibercultura: formação docente para a/na complexidade

Chamada temática: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura

  • Obdália Santana Ferraz Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Sergio Alejandro Rodríguez Jerez Universidad Sergio Arboleda
Palavras-chave: cultura digital; formação de professor; epistemologia da complexidade. pesquisa colaborativa.

Resumo

Este texto resulta de pesquisas e estudos, numa perspectiva relacional e colaborativa, realizados, no período de 2014 a 2019, no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu de universidades do Brasil e da Colômbia. Fundamentado pela epistemologia da complexidade, tem por objetivo refletir sobre a formação de professores para atuarem no contexto da cibercultura, constituído de complexidades tecnológicas e linguísticas, e caracterizado pelos multiletramentos que tecem a vida cidadã de professores e alunos. A pesquisa colaborativa foi adotada, nesta pesquisa, como metodologia e princípio educativo e científico, de qualidade político-educativa, e a Análise Textual Discursiva fundamentou a análise e interpretação de dados. Os resultados obtidos, a partir de entrevista semiestruturada com seis professores formadores, atuantes no ensino superior e/ ou na Educação básica, conduzem à conclusão de que a formação de professores precisa articular as dimensões pedagógica, política e cultural para um fazer docente em um cotidiano escolar marcado por incertezas e conflitos que se processam no campo social, da ciência e da tecnologia; pelas diversidades de cultura e de linguagens; pela polifonia dos conflitos que impele o professor a compreender o significado e o lugar social da escola. Essa realidade desafiam o professor a formar-se para a problematização, o enfrentamento e a superação coletiva de situações desafiadoras, dentre elas, a de educar no contexto de complexidade que se manifesta cotidianamente na cibercultura.

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Publicado
2020-09-11
Como Citar
Silva, O. S. F., & Rodríguez Jerez, S. A. (2020). Pesquisa em educação na cibercultura: formação docente para a/na complexidade. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e52870. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52870
Seção
História e Filosofia da Educação