Reglus: uma proposta de prática pedagógica na cibercultura

Chamada temática: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura

  • Wallace Carriço de Almeida Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: pesquisa-formação na cibercultura; fake news; app-learning.

Resumo

O presente artigo é um recorte da tese de doutoramento, ainda em andamento denominada: ‘Fact-checking education: identificação, produção e combate de narrativas nas redes’, que pretende compreender o contexto da emergência das fake news e suas repercussões na sociedade, e na educação para desenvolver metodologias de pesquisa-formação em tempos de pós-verdade (Santaella, 2018). Apresentamos aqui uma discussão sobre a temática das fake news a partir de um repertório teórico-metodológico de pesquisa-formação na cibercultura e apresentamos o dispositivo de pesquisa Reglus como uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. O campo da pesquisa é o cotidiano da disciplina de ‘Informática na Educação’ do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB e essa opção se dá pela perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente e manifesta-se dos estudos dos fenômenos que emergem da cibercultura e suas apropriações pelos praticantes culturais, bem como a proposição de um diálogo entre a formação docente e as novas formas de socialização e aprendizagem contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AgênciaBrasil. (2019). WhatsApp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa. Recuperado de http://bit.ly/appnainformacao

Almeida, W. C. (2018). Atos de Currículo na Perspectiva de App-Learning (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Almeida, W. C., & Santos, E. O. (2019). Perspectivas de autoria em práticas de APP-Learning. Educação & Linguagem, 22(1), 95-118. Doi: 10.15603/2176-1043/el.v22n1p95-118 Almeida, W. C., Santos, E., & Carvalho, F. S. P. (2018). Autorias colaborativas via aplicativos em rede: APP - docência em atos de currículo. In A. L. Cardoso, A. G. Santos, & E. E. Santo (Orgs.), Tecnologias e educação digital: diálogos contemporâneos (p. 201-224). Cruz das Almas, BA: UFRB.

Almeida, W. C., Santos, E. O., & Carvalho, F. S. P. (2019). Autorias colaborativas via aplicativos em rede: práticas formativas em atos de currículo. In C. M. Porto, & E. O. Santos (Orgs.), App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura (p. 171-187). Salvador, BA: EDUFBA.

Alves, N. G. (2003). Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. TEIAS, 4(7-8), 1-8. Doi: 10.12957/teias

Ardoino, J. (1998). Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In J. G. Barbosa (Coord.), Multirreferencialidade nas ciências e na educação (p. 24-41). São Carlos, SP: EdUFSCar.

Backes, L. (2012). As manifestações da autoria na formação do educador em espaços digitais virtual. Educação, Ciência e Cultura, 17(2), 71-85. Doi: 10.18316/608

Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. (2017). Educação é a Base. Recuperado de https://bit.ly/consultabncc2017

Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. (2019).Recuperado https://bit.ly/consultabncc2019

Certeau, M. (2008). A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes. EduCheck Map. (2019). Recuperado de http://bit.ly/educheckmap

Escola sem Partido: entenda a polêmica. (2019). Recuperado https://bit.ly/escspartido

Folha de S.Paulo. (2019a). Bolsonaro chama de falsa reportagem sobre nomeação publicada no Diário Oficial. Recuperado de http://bit.ly/folham2

Folha de S.Paulo. (2019b). Após polêmicas, governo Bolsonaro escala militar para coordenar redes sociais. Recuperado de http://bit.ly/folham1

Freire, P. R. N. (2009). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, SP: Cortez

Freire, P. R. N. (2014). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

G.R.E.S. São Clemente. (2020). O conto do Vigário. Recuperado de http://bit.ly/contodovigariosc

Lemos, A. (2003, novembro 15). Ciberativismo. Correio Brasiliense, Caderno Pensar.

Lemos, A. (2008). Mídias locativas e territórios informacionais. In L. Santaella, & P. Arantes (Eds.), Estéticas tecnológicas. Novos modos de sentir (p. 207-230). Perdizes, SP: Educ.

Lévy, P. (2000). Cibercultura. São Paulo, SP: Editora 34.

Macedo, R. S. M. (2013). Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes.

News. (2017). Conway: Press Secretary Fave ‘Alternative Facts’. Recuperado de http://bit.ly/alternativefactsphrase

O que é ideologia gênero (e por que falam tanto dela)? (2019). Recuperado de https://bit.ly/idegenero

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [UNESCO]. (2019). UNESCO firma parceria para promover educação midiática de jovens brasileiros. Recuperado de https://bit.ly/unescomidias

Parisier, E. (2012). O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Pinheiro, J. (2019). Fake news e o futuro da nossa civilização. In M. Barbosa (Org.), Pós-verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas (p. 59-65). Rio de Janeiro, RJ: Cobogó.

Portarias de 15 de março de 2019. (2019). Brasília, DF: Diário Oficial da União; Presidência da República, Casa Civil. Recuperado de http://bit.ly/dou15mar

Portarias de 8 de março de 2019. (2019). Brasília, DF: Diário Oficial da União; Presidência da República, Casa Civil. Recuperado de http://bit.ly/dou08mar

Primavera Árabe: o que aconteceu no Oriente Médio. (2017). Recuperado de https://bit.ly/umaprimaveraarabe

Santaella, L. (2016). App-learning e a imaginação criativa a serviço da educação [Prefácio]. In E. S. Couto, C. M. Porto, & E. O. Santos (Orgs.), App-learning: experiências de pesquisa e formação (p. 7-10). Salvador, BA: EDUFBA.

Santaella, L. (2018). A pós-verdade é verdadeira ou falsa. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores.

Santos, E. O. (2005). Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Santos, E. O. (2015). Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, PT: Whitebooks.

Santos, E. O. (2017). Prefácio. In M. M. Cruz, I. N. Ferreira, F. F. Nascimento, A. R. Monteiro, & A. L. Weiss. Autismo e educação inclusiva: mediação pedagógica na era tecnológica (p. 9-13). Santo Tirso, PT: Whitebooks.

Santos, E. O. (2019). Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina, PI: EDUFPI.

Silva, M. (2009). Formação de professores para a docência Online. Braga, PT: Universidade do Minho.

Singer, P. W. (2019). ‘Guerra de Likes’: precisamos dominar as ferramentas e fazer a verdade viralizar. In M. Barbosa (Org.), Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas (p. 66-73). Rio de Janeiro, RJ: Cobogó.

The International Fact-Checking Network. (2015). Recuperado de http://bit.ly/paraifcn

Torres, P. L. (2007). Laboratório on-line de aprendizagem: uma experiência de aprendizagem colaborativa por meio do ambiente virtual de aprendizagem Eurek@Kids. Cadernos Cedes, 27(73), 335-352. Doi: 10.1590/S0101-32622007000300006

Twitter. (2019a). Bolsonaro chama de falsa reportagem sobre nomeação publicada no Diário Oficial. Recuperado de http://bit.ly/jbfakedafakenews

Twitter. (2019b). Fake News. Recuperado de http://bit.ly/jbfakenews

Valle, L. (2018). Cibercultura é importante para a formação de professores em ambiente digital (Entrevista com Edméa Oliveira dos Santos). Instituto Claro. Educação. Recuperado de https://bit.ly/34ExOf0

YouTube. (2017). Donal Trump shuts down CNN reporter: “You’re fake news’. Recuperado de http://bit.ly/dtyouarefakenews

Publicado
2020-09-03
Como Citar
Almeida, W. C. de, & Santos, E. O. dos. (2020). Reglus: uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e52872. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52872
Seção
História e Filosofia da Educação