O pensamento computacional na educação para um currículo integrado à cultura e ao mundo digital

Palavras-chave: educação tecnológica; pensamento computacional; cultura digital.

Resumo

O presente artigo é um estudo que por meio da análise das habilidades do pensamento computacional, apresentadas principalmente por Wing em 2006 (abstração, reconhecimento de padrões, decomposição e composição e raciocínio algorítmico), juntamente com os eixos cultura digital e o mundo digital procura se responder a seguinte questão: como o pensamento computacional pode ser incluído em currículos escolares integrando a educação ao mundo digital para além do simples uso de aparatos eletrônicos? Para tanto foi realizada a análise das diretrizes elaboradas pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira voltadas ao ensino do pensamento computacional, que estruturou e especificou os conteúdos pertinentes à computação possíveis de serem incluídos em currículos escolares da educação brasileira, em acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Assim, a inclusão dos eixos de habilidades descritos pela SBC vai ao encontro à integração do Pensamento Computacional favorecendo e oportunizando o desenvolvimento e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos tecnológicos por meio de contextualização e identificação destes aspectos no cotidiano das crianças de forma significativa e crítica para que estes conhecimentos sejam apropriados pelos estudantes de modo atrelado ao currículo escolar e proporcionando novos meios de lidar com diferentes situações-problema.

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Referências

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Publicado
2022-10-06
Como Citar
Vieira, K. D., & Hai, A. A. (2022). O pensamento computacional na educação para um currículo integrado à cultura e ao mundo digital. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e52908. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.52908
Seção
História e Filosofia da Educação