“É tanto aplicativo que eu não sei mais não”: práticas culturais de estudantes de Pedagogia intermediadas por dispositivos digitais

Chamada temática: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura

  • Vera Teresa Valdemarin Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’
  • Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’
Palavras-chave: formação de professores; curso de pedagogia; processo cultural, cultura digital.

Resumo

 Neste artigo são apresentados e discutidos dados referentes a um dos eixos de investigação do projeto de pesquisa ‘Práticas Culturais e Formação de Professores’, qual seja, aquele destinado a mapear as práticas culturais intermediadas por dispositivos digitais de estudantes de dois cursos de Pedagogia na modalidade presencial, oferecidos por instituição pública e instituição privada, em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Entre os procedimentos metodológicos estão a pesquisa bibliográfica e conceitual e produção de dados quantitativos. A pesquisa, de natureza exploratória, coletou dados socioeconômicos do questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e, por meio de instrumento elaborado para tal fim, coletou informações sobre o uso de dispositivos móveis em sala de aula, o uso das redes sociais, a relação da tecnologia com o lazer, com o consumo e com os estudos, entre outras. Na análise dos dados foram apontados elementos do processo de incorporação cultural e da construção de significados que, em geral, ocorrem em instituições formadoras. Espera-se que os resultados obtidos, além de descrever elementos constitutivos do repertório cultural de estudantes de Pedagogia, possam contribuir com informações relevantes para a reflexão sobre questões curriculares ou concernentes à profissionalização docente e, consequentemente, com a melhoria da qualidade da educação fundamental. Espera-se também que, nestes tempos de crise, que elevaram a tecnologia ao principal meio de comunicação entre pessoas, os dados possam oferecer parâmetros para avaliar sua eficácia e sedimentação como prática cultural.

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Publicado
2020-08-27
Como Citar
Valdemarin, V. T., & Monteiro, E. E. F. L. (2020). “É tanto aplicativo que eu não sei mais não”: práticas culturais de estudantes de Pedagogia intermediadas por dispositivos digitais. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e52912. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52912
Seção
História e Filosofia da Educação