Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura

Chamada temática: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura

  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Faculdades Integradas de Sergipe
  • Cristiane Porto Universidade Tiradentes
  • Leonardo Fraga Cardoso Junior Universidade Tiradentes
Palavras-chave: educação; divulgação científica; memes; cultura digital.

Resumo

Os memes na contemporaneidade tem assumido um papel importante como mais um dispositivo que ganha novas aplicabilidades e redimensionamentos na Cultura Digital. No que se refere à divulgação científica, estabelece uma produção de cenários distintos e novas maneiras de manifestação dessa forma de produção em rede. O texto analisa a produção e a reprodução de memes acerca da ciência sob a ótica de sua linguagem digital. Isso se dá a partir da construção de um modelo de comunicação que articula diferentes elementos morfológicos, sintáticos e semânticos em rede, como intertextualidade, humor e representação estética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória em páginas do Facebook, buscando entender como a partir da produção dos memes cria-se, paralelamente, uma forma de comunicação científica, deslocando e propondo um lugar-outro de circulação de informação, de ideias e fatos científicos. Observa-se que o meme na ótica deste trabalho, articula a produção de uma divulgação científica, que não parte obrigatoriamente de um ‘lugar institucionalizado’, mas que se manifesta em meio a uma miríade de novas formas de popularização de conhecimentos científicos. Assim, fundamenta-se na ideia de uma maneira diferente de fazer divulgação sobre ciências que tem como panorama o uso de tecnologias digitais e capacidade de autoria dos usuários das redes na cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Artes da Depressão. (2019). Recuperado de https://www. Facebook.com/artesdadepressão

Bakhtin, M. (2006). Estética da criação verbal (P. Bezerra, Trad.). São Paulo, SP. Martins e Fontes.

Bakhtin, M. (2010). Problemas da poética de Dostoievski (P. Bezerra, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Forense-Universitária.

Chagas, V. (2020). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador, BA: Edufba.

Fiorin, J. L. (2018). Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, SP: Ática.

Foucault, M. (1997). A sociedade punitiva. In M. Foucault. Resumo dos cursos do Collège de France (I. C. Benedetti, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Minhacaraquando. (2019). Recuperado de https://www.Facebook.com/minhacaraquando

Nãopodemosescreverisso. (2019). Recuperado de encurtador.com.br/efxD1

Oliveira, K. E. J. (2020). A ciência dos memes e os memes da ciência: educação e divulgação científica na Cultura digital (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Tiradentes, Aracaju.

Orlandi, E. (2008). O inteligível, o interpretável e o compreensível. In E. Orlandi. Discurso e leitura (8a ed.). São Paulo, SP: Cortez.

Orlandi, E. (2010). O que é linguística (Coleção Primeiros Passos, 2a ed.). São Paulo, SP: Brasiliense.

Shifman, L. (2014). Memes in Digital Culture. MIT Press.

Publicado
2020-09-01
Como Citar
Oliveira, K. E. de J., Porto, C. de M., & Cardoso Junior, L. F. (2020). Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e52938. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52938
Seção
História e Filosofia da Educação