Gestão inovadora no contexto da cultura digital: reflexões a partir de múltiplos olhares

Palavras-chave: inovação; tecnologias digitais; desafios de gestão; gestão de instituições educacionais.

Resumo

Este estudo insere-se no campo da cibercultura e de suas implicações para a gestão de instituições educacionais. A pesquisa desenvolvida investigou os desafios, as oportunidades e as implicações relacionadas à prática gestora na contemporaneidade, diante da emergência da cultura digital. Acreditamos que seja necessário desenvolver conhecimentos e práticas, considerando a irreversibilidade a que o mundo digital nos apresenta. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, apoiou-se em pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de instituições educacionais que desenvolvem processos inovadores, contemplando recursos associados às tecnologias digitais. Considerando que a maioria dos gestores das instituições educacionais não tiveram a oportunidade de utilizar as tecnologias digitais em sua formação inicial (graduação), foram identificados elementos que desafiam a função gestora de instituições educacionais na contemporaneidade e que também fornecem alternativas e possibilidades de inovação. Como resultados, apresentamos relevantes categorias referentes aos desafios da prática gestora neste mundo digital onde a cultura digital nos impele a fazer mudanças na condução de ações em fase da abundância de tecnologias digitais.

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Publicado
2022-06-06
Como Citar
Procasko, J. C. S. R., & Giraffa, L. M. M. (2022). Gestão inovadora no contexto da cultura digital: reflexões a partir de múltiplos olhares. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e54333. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54333
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas