História da Educação e Covid-19:
crise da escola segundo pesquisadores africanos (Akanbi, Chisholm), americanos (Boto, Civera, Cunha, Kinne, Rocha, Romano, Rousmaniere, Southwell, Souza, Taborda, Veiga, Vidal) e europeus (Depaepe, Escolano, Magalhães, Nóvoa)
Resumo
Que potenciais conhecimentos ou dispositivos decorrem da pesquisa em História da Educação para adensar compreensões e dimensionar os impactos da Pandemia COVID-19 na Educação Escolar? Esta pergunta foi respondida por reconhecidos pesquisadores do campo de História da Educação: Agustín Escolano Benito (Espanha); Alicia Civera (México); Andrea Bennett-Kinne (Estados Unidos); António Nóvoa (Portugal); Antonio Romano (Uruguaio); Carlota Boto (Brasil); Cynthia Greive Veiga (Brasil); Diana Gonçalves Vidal (Brasil); Gizele de Souza (Brasil); Grace Oluremilekun Akanbi (Nigéria); Heloísa Helena Pimenta Rocha (Brasil); Justino Magalhães (Portugal); Kate Rousmaniere (Estados Unidos); Linda Chisholm (África do Sul); Marc Depaepe (Bélgica); Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (Brasil); Maria Teresa Santos Cunha (Brasil); Myriam Southwell (Argentina). As respostas na íntegra são apresentadas neste texto de entrevistas e estão distribuídas em cinco eixos: 1) Suspensão, declínio do modelo escolar; 2) Territorialidade e direito à educação: África do Sul, Argentina, Brasil, EUA e Nigéria; 3) Lugares-espaços, tempos e materiais de culturas escolares; 4) Saúde e sensibilidades divergentes na educação; 5) Desescolarização, velhas inovações e tempo presente entre imposições e resistências.
Downloads
Referências
Aldrich, R. (2003). The three duties of the historian of education. History of Education, 32(2), 133-143. Doi: 10.1080/00467600304154
Bailyn, B. (1960). Education in the Forming of American Society: Needs and Opportunities for Study. Williamsburg, VA: University of North Carolina Press—Chapel Hill.
Barbour, M., & Reeves, T. (2009). The reality of virtual schools: a review of the literature. Computers & Education, 52(2), 402-416.
Barnard-Brak, L., & Sulak, T. (2010). Online versus face-to-face accommodations among college students with disabilities. American Journal of Distance Education, 24(2), 81-91. Doi: 10.1080/08923641003604251
Casey, D. M. (2008). A journey to legitimacy: the historical development of distance education through technology. Tech Trends, 52(2), 45-51.
Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília, DF: Senado Federal.
Coronavírus. (2020, 17 de maio). Folha de São Paulo, Caderno Mercado, p. A-19.
Davis, N. Z. (2006). Pasión por la historia: entrevistas com Denis Crouzet. Granada; València: Universidad de Granada; Universidad de València.
Depaepe, M. (2000). Why even today educational historiography is not an unnecessary luxury. Focusing on four themes from forty-four years of research. Espacio, Tiempo y Educación, 7(1), 227-246. Doi: 10.14516/ete.335
Dufourmantelle, A. (2015). Elogio del riesgo. México: Paradiso editores.
Fernandez, H., Ferdig, R. E., Thompson, L. A., Schottke, K., & Black, E. W. (2016). Students with special health care needs in K-12 virtual schools. Journal of Educational Technology & Society, 19(1), 67-75.
Hampel, R. L. (2017). New light on the history of correspondence schools. The Pennsylvania Magazine of History and Biography, 141(3), 373-375.
Hardy, A. (2006). Book Review: The Spanish Influenza Pandemic of 1918-19: New Perspectives. European History Quarterly, 36(4), 641–643. Doi: 10.1177/0265691406068194
Hartog, F. (2013). Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo (Coleção História e Historiografia). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Hornbeck, D., Abowitz, K. K., & Saultz, A. (2019). Virtual charter schools and the democratic aims of education. Education and Culture, 35(2), 3-26.
Illich, I. (1971). Deschooling society. New York: Harper & Row.
Kentor, H. (2015). Distance education and the evolution of online learning in the United States. Curriculum and Teaching Dialogue, 17(1-2), 21-34.
Koselleck, R. (2014). Estratos do tempo. Estudos sobre história (Markus Hediger, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Contraponto; PUC-Rio.
Le Cam, J.-L. (2013). L’histoire de l’éducation: discipline de recherche historique ou science auxiliaire de l’action pédagogique? Les leçons d’une comparaison franco-allemande. Histoire de l’éducation, 137, 93-123. Doi: 10.4000/histoire-education.2612
Lederman, D. (2018, November 7). Online Education Ascends. Inside Higher Education.
Lepore, J. (2020, May 11). When Ernie Met Bert. The New Yorker.
Mann, B. (2019). Whiteness and economic advantage in digital schooling: Diversity patterns and equity considerations for K-12 online charter schools. Education Policy Analysis Achieves, 27(105). Doi: 10.14507/epaa.27.4532
Molnar, A., Heurta, L., Barbour, M. K., Miron, G., Shafer, S. R., & Gulosino, C. (2015). Virtual schools in the U.S. 2015: politics, performance, policy, and research evidence. Boulder, CO: National Education Policy Center.
Murphy, J. (2013). Riding history: the organizational development of homeschooling in the US. American Educational History Journal, 40(2), 335-354.
Nicholson, P. (2007). A history of E-learning: Echoes of the pioneers. In B. Fernandez-Manjon, J. M. Sanchez Perez, J. A. Gomez-Pulido, M. A. Vega-Rodriguez, & J. Bravo-Rodriguez (Eds.), Computers and education: E-learning, from theory to practice (p. 1-11). Dordrecht, DE: Springer.
Nóvoa, A. (2020). Portugal e o COVID 19: uma mensagem especial para o devir. Recuperado em 28 maio de 2020 de https://www.facebook.com/watch/?v=693336394773962
OPAS/OMS Brasil. (2020). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Recuperado em 27 maio de 2020 de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101: covid19&Itemid=875
Phillips, H. (1990). ‘Black October’: the impact of the Spanish Influenza Epidemic of 1918 on South Africa. Cape Town: Government Printer Archives Yearbook of South African History.
Phillips, H. (2018). In a Time of Plague: Memories of the ‘Spanish’ Flu Epidemic of 1918 in South Africa. Cape Town: Van Riebeeck Society for the Publication of Southern African Historical Documents.
Ravitch, D. (2010). The death and life of the great American school system: How testing and choice are undermining education. New York, NY: Basic Books.;
Rede Minas vai transmitir aulas da rede estadual a partir de maio. (2020, 17 de maio). Folha de São Paulo, Caderno Mercado, p. A-19.
Reich, R. (2002). The civic perils of homeschooling. Educational Leadership, 59(7), 56-59.
Rousso, H. (2016). A última catástrofe. A história, o presente, o contemporâneo. Rio de Janeiro, RJ: FGV Editora
Silva, V. G., & Souza, G. (2018). Objetos de utilidade prática para o ensino elementar: museus pedagógicos e escolares em debate. In V. G. Silva, G. Souza, & C. A. Castro, (Orgs.), Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades (p. 119-141). Vitória, ES: Edufes/SBHE.
Tarrant, S. P., & Thiele, L. P. (2014). The web we weave: Online education and democratic prospects. New Political Science, 36(4), 538-555. Doi: 10.1080/07393148.2014.954790
Thompson, E. P. (1998). Costumes em comum. São Paulo, SP. Companhia das Letras.
Trend, D. (2001). Welcome to cyberschool: Education at the crossroads in the information age (Culture and Politics Series). Cumnor Hill, Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.;
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [Unesco]. (2020). Global Education Coalition. COVID-19 Education Response (#LearningNeverStops). Retrieved from https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition
Vidal, D. G. (2020, 27 de abril). Cinema educativo e internet: novas formas de ensinar e aprender [Podcast]. Instituto de Estudos Brasileiros. Recuperado em 19 de jun. 2020 de http://www.ieb.usp.br/podcast/
Vidal, D. G. (2020, 7 de maio). Zoom meeting e tempo escolar. Jornal da USP. Recuperado em 20 de junho de 2020 de https://jornal.usp.br/artigos/zoom-meeting-e-tempo-escolar/
Watson, J., & Murín, A. (2014). A history of K-12 online and blended instruction in the United States. In: R. Ferdig & K. Kennedy (Eds.), Handbook of research on K-12 online and blended learning (p. 1-26). Pittsburgh, PA: ETC Press.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.