Imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana e o processo de transmissão de saberes análogo à educação técnica não formal (1865 – 1915)

Palavras-chave: estado de São Paulo; emigração confederada; processo educativo; educação técnica.

Resumo

Este trabalho analisa o papel educativo dos norte-americanos sulistas emigrados dos Estados Unidos para o Brasil logo após sua derrota na Guerra de Secessão. A revisão de fontes históricas primárias e secundárias puderam confirmar o papel dos imigrantes no oferecimento de educação não formal agrícola às comunidades da região de Americana e Santa Bárbara d’Oeste – SP, no período histórico de 1865 a 1915. Dois personagens foram estudados em busca de fatos comprovatórios da hipótese aqui apresentada, qual seja, a de que o processo de transmissão de saberes, análálogo ao da educação não formal, provido pelos norte-americanos e seus descendentes imediatos teria provocado efeitos educativos e econômicos para as comunidades afetadas.

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Publicado
2022-10-11
Como Citar
Soffner, R. K., & Mialhe, J. L. (2022). Imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana e o processo de transmissão de saberes análogo à educação técnica não formal (1865 – 1915). Acta Scientiarum. Education, 45(1), e55068. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55068
Seção
História e Filosofia da Educação