O desafio de significar o passado: o ensino da história medieval no Brasil

  • Mário Jorge da Motta Bastos Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: história medieval; medievalística brasileira; consciência histórica; apropriações do passado; ensino.

Resumo

Os profissionais que lecionam História, em qualquer nível em que seu magistério se exerça, estão cada vez mais ameaçados em sua atividade e desafiados numa sua condição de exercício essencial – a mobilização do público – por um crescente sentimento de desprezo pelo passado, em especial os mais remotos, no quadro de sociedades capitalistas que só se reconhecem em projeções para o futuro. A esse dedicamos, cada vez mais, o nosso maior sentimento de empatia! O ‘desmanche cotidiano no ar de toda e qualquer expressão de solidez histórica’ nos livra da sensação do peso do tempo sobre nossas costas, acelerando a história num presente que é vivido como mudança constante que só nos vincula ao futuro, só nos projeta à frente, ao vir a ser. A historicidade parece cada vez mais residir na ficção científica, e o tempo pretérito nos romances que celebram um mundo perdido ou que talvez nem tenha existido! Tendo em vista este cenário, impõe-se aos historiadores em geral, e aos medievalistas (e antiquistas!) em particular, refletir sobre as condições, perspectivas, práticas e sentidos do estudo e da docência de nossas ‘fatias de duração do tempo’ em todos os níveis do ensino no Brasil. Como é o presente e qual será o futuro deste passado na formação intelectual dos brasileiros?

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Publicado
2021-08-04
Como Citar
Bastos, M. J. da M. (2021). O desafio de significar o passado: o ensino da história medieval no Brasil . Acta Scientiarum. Education, 43, e55177. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.55177
Seção
História e Filosofia da Educação