O trabalho do coordenador pedagógico do ensino fundamental I a partir da perspectiva crítica de educação

Palavras-chave: trabalho; escola; finalidades clássicas; emancipação; materialismo histórico-dialético.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho do coordenador pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham por base as finalidades educativas clássicas da escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Os instrumentos utilizados para realização da coleta de dados são entrevistas e observação. Os sujeitos da pesquisa são seis coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul – Acre. Desse modo, para compreender melhor a temática foi fundamental buscar embasamento teórico na literatura de: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003); Marx (2004); e Saviani (2005), dentre outros autores, que contribuíram para o desenvolvimento desse diálogo. As análises realizadas indicaram que o trabalho do coordenador pedagógico tem como desafio principal orientar e direcionar o professor para o desempenho de práticas pedagógicas que tenham por base as finalidades educativas clássicas da escola, garantindo assim o desenvolvimento integral dos seus alunos, por meio do pensamento crítico e reflexivo, que lhes possibilite contribuir com a transformação de sua realidade e romper com a desigualdade social a qual muitos estão submetidos.

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Publicado
2022-11-29
Como Citar
Fernandes, N. de S., & Faria, L. R. A. de. (2022). O trabalho do coordenador pedagógico do ensino fundamental I a partir da perspectiva crítica de educação. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e55531. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55531
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas