Gestão na Escola Integrada: entre as novas demandas e as propostas de formação
Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com gestores de escolas que implementaram programas de ampliação da jornada escolar na etapa do Ensino Fundamental. Como objetivo, buscou-se analisar a relação entre as novas demandas que se apresentam para a gestão nesses contextos e as propostas de formação continuada ofertadas pelos sistemas de ensino para os gestores escolares. No percurso metodológico foi realizado um estudo bibliográfico e documental e, posteriormente, realizou-se entrevistas e observação etnográfica nas escolas da pesquisa. Parte-se da perspectiva de que dois movimentos importantes são observados na educação brasileira nessas últimas décadas, a adoção de um modelo gerencialista em sua gestão e a definição da escola como espaço de promoção das políticas de enfrentamento à pobreza. Nesse sentido, novas e complexas demandas são apresentadas para a gestão da escola, que passa a ser o foco das ações de implementação desta nova agenda. As conclusões apontam para cenários em que o foco do trabalho e da formação do gestor escolar se assentam, na planificação estratégica para o alcance de metas definidas externamente, na gestão financeira e de pessoal assumindo um papel central no trabalho na escola e no distanciamento da perspectiva da gestão democrática.
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