Gestão colaborativa no contexto da educação prisional: límites e possibilidades dos processos formativos

Chamada Temática: Gestão e Trabalho Pedagógico na Educação Básica e suas Interfaces com a Formação dos Profissionais da Educação

  • Ana Lúcia Nobre da Silveira Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda
  • Alesson de Oliveira Gadelha Escola de Ensino Fundamental João Ferreira Gadelha
  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-5858-5705
  • Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Palavras-chave: gestão escolar cidadã; educação em prisões; educação de jovens e adultos.

Resumo

O texto objetivou compreender os limites e as possibilidades formativas potencializadas pela gestão democrática no contexto da educação prisional. De abordagem qualitativa, assentada no método estudo de caso múltiplo, a investigação inseriu como técnica de recolha das informações: análise documental e entrevistas com duas gestoras escolares de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e três gestores administrativos de unidades prisionais que ofertam turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Capistrano, Ocara e Pacoti, na região do Maciço de Baturité-CE. As entrevistas revelaram a busca de um trabalho compartilhado entre a gestão escolar do CEJA e a gestão administrativa das unidades prisionais nas ações voltadas à educação no contexto prisional, mas também alguns entraves, como a carência de recursos estruturais e humanos. O conjunto de dados revelou a potencialidade da gestão democrática, acionando a colaboração dos diversos envolvidos com o trabalho pedagógico no sentido de possibilitar uma educação de qualidade para a Pessoa Privada de Liberdade (PPL), compreendendo-a como ser humano capaz de aprender, de se reinventar e de reescrever uma nova história de vida, com reintegração socioprofissional. Conclui-se que a concepção da gestão democrática articulada aos princípios de colaboração entre a gestão escolar e a gestão administrativa favorece a realização de uma formação ressocializadora. A pesquisa também evidenciou carência de políticas públicas que efetivamente assegurem a oferta da educação em prisão a fim de garantir o bem estar prisional e a reintegração social.

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Publicado
2021-11-29
Como Citar
Silveira, A. L. N. da, Gadelha, A. de O., Martins, E. S., & Leite, M. C. da S. R. (2021). Gestão colaborativa no contexto da educação prisional: límites e possibilidades dos processos formativos. Acta Scientiarum. Education, 43(1), e55830. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55830
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas