Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?

Palavras-chave: formação docente; saberes docentes; professor alfabetizador; fazer pedagógico.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada para alfabetizadores, apontando as aproximações e os distanciamentos entre as orientações no âmbito do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o fazer pedagógico. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com alfabetizadoras participantes da formação no âmbito do programa. Apoiou-se nos estudos de Tardif, Nóvoa, Schön, Zeichner e buscou-se para o tratamento dos dados apoio na Teoria Fundamentada nos Dados. Identificou-se pontos de convergência, compondo três dimensões de análise: percurso de formação, concepção de alfabetização e letramento e práticas de ensino. Os resultados indicam que o percurso de formação das alfabetizadoras se mostra atravessado por múltiplos saberes advindos da formação, da experiência que repercute no fazer pedagógico.

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Publicado
2023-05-23
Como Citar
Goulart, I. do C. V., Ramos, I. de S. F., & Cabral, G. R. (2023). Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e58717. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.58717
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas