O instrumento jacente no plano em uma prática no laboratório de ensino de geometria

Palavras-chave: laboratório de geometria; instrumento jacente no plano; formação inicial de professores.

Resumo

Pesquisas em Educação Matemática têm apontado caa vez mais a necessidade de um Laboratório de Ensino de Matemática ser disponibilizado em escolas da Educação Básica e em universidades. Uma das justificativas é que esse ambiente favorece a formação dos estudantes, pois neste se pode tanto aprender, como também aprender a aprender. Neste artigo, tem-se tem como objetivo apresentar uma prática laboratorial com discentes da Licenciatura em Matemática sobre a mobilização dos conceitos de triângulo retângulo isósceles e de perpendicularismo no espaço a partir da construção do instrumento jacente no plano dando destaque ao seu potencial didático. Essa ação tem cunho qualitativo e esteve amparada no aporte de uma Unidade Básica de Problematização. O estudo revela, por exemplo, a partir da necessidade de posicionamento do triângulo de forma perpendicular a tábua, que a ação impulsionou os discentes a pensar em uma estratégia levando em consideração aspectos materiais e matemáticos. Eles também puderam visualizar e aplicar conceitos abstratos em termos práticos, fato que, possivelmente favoreceu a atribuição de ainda mais significados aos conceitos mobilizados. Portanto, conclui-se que explorar o instrumento em uma prática junto a estudantes da licenciatura pode contribuir para o desenvolvimento profissional.

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Publicado
2023-12-01
Como Citar
Oliveira, F. W. S., & Pereira, A. C. C. (2023). O instrumento jacente no plano em uma prática no laboratório de ensino de geometria. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e62025. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62025
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas