Transfilosofia sentipensante Decolonial Transcomplex Educação Matemática
Resumo
Na presente investigação defendemos uma transfilosofia sentipensante na Educação Matemática Descolonial Transcomplexa como um objetivo complexo. Tudo em uma transmetodologia complexa desde o transmétodo, a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica e os momentos analíticos, empíricos e proposicionais. Sentir-pensar é uma categoria decolonial muito importante na Educação Matemática que estimula a imbuir além da racionalidade, em direção aos processos emocionais-espirituais, o cérebro aprende melhor quando está excitado e não é inibido por restrições da imaginação; no tetra: corpo-mente-alma-espírito em plena complexidade no ensino de matemática. A categoria transfilosofia sentipensante reconstrói as questões originárias da filosofia às necessidades urgentes da Educação Matemática Descolonial Transcomplexa e sua relevância na crise do planeta Terra, como linha de pesquisa. No momento propositivo, como resultados preliminares no ardor da Educação Matemática Descolonial Transcomplexa e sua transfilosofia senciente diante de novas epistemes, trata-se de transepistemes da matemática e da Educação Matemática, que fazem a cena com uma consciência decolonial como desobediência institucional, indisciplina epistêmica e epistemológico, o questionamento do conhecimento eurocêntrico da matemática que leva a uma emergência, entrelaçamento e incerteza de reconhecimento urgente nos problemas da humanidade. Sua aplicação na Educação Matemática é muito ampla, principalmente em processos de desenvolvimento transcurricular, que transcendem o currículo oculto da Educação Matemática desconstruída e a pesquisa científica transmetodológica da matemática na sala de aula social mente-espírito.
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