Dificuldades enfrentadas por docentes da educação superior brasileira com o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: estado do conhecimento
Resumo
o objetivo deste artigo consiste na identificação e análise dos principais resultados alcançados e considerações traçadas pelos artigos publicados, entre os anos de 2020 e 2021, sobre os impactos do Ensino Remoto Emergencial para a formação e o trabalho de professores das Instituições de Ensino Superior brasileiras, com enfoque às limitações, dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes nesse contexto. Para tanto, selecionaram-se 31 artigos disponíveis em 4 repositórios científicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e do tipo estado do conhecimento. Entre outros aspectos, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores relacionam-se à falta de formação para atuação no ensino, mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, aos impactos negativos do trabalho e do ensino remoto em relação à saúde mental dos sujeitos envolvidos, à sobrecarga de trabalho, ao escasso ou ausente suporte financeiro, técnico, pedagógico e psicológico por parte das instituições aos docentes para a realização do trabalho e do Ensino Remoto, à percepção de diminuição da qualidade do ensino e da aprendizagem e à ausência de políticas públicas e condições materiais que possam favorecer o pleno alcance dos objetivos de formação.
Downloads
Referências
Anjos, A. M. T. (2020). Ensino remoto no ensino superior em tempos de Covid-19: narrativas da experiência. Cadernos da Pedagogia, 14(30), 227-234.
Araújo, P. V., Alvim, H. H., Ferreira, L. A. Q., Silva, M. E. S. E., & Peixoto, R. T. R. C. (2020a). Estratégias do departamento de odontologia restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, 10(1), e024770. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770
Araújo, R. M., Amato, C. A. H., Martins, V. F., Eliseo, M. A., & Silveira, I. F. (2020b). COVID-19, mudanças em práticas educacionais e a percepção de estresse por docentes do ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(1), 864-891. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.864
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior [Andifes]. (2019). V Pesquisa Nacional de perfil socioeconômico e cultural dos(as) graduandos(as) das IFEs: 2018. Brasília, DF: FONAPRACE.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior [Andifes]. (2021). As universidades federais se recusam a parar: alerta à sociedade. Recuperado de https://www.andifes.org.br/?p=87412#:~:text=A%20Andifes%2C%20entidade%20que%20congrega,as%20consequ%C3%AAncias%20da%20LOA%202021
Basso, I. S. (1998). Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos CEDES, 19(44). DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003
Bittencourt, R. N. (2021). Ensino remoto e extenuação docente. Revista Espaço Acadêmico, 20(227), 165-175.
Borges, L., & Ribeiro, V. G. (2021). Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19: experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário. ModaPalavra, 14(32), 273-299. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x14322021273
Borges, R. R. (2021). Entre o público e o privado: novas formas de organização do trabalho docente no âmbito educacional. Revista Linguagem em Foco, 13(2), 52-63. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5554
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. (2020). Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação. Recuperado de https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf
Campani, A., Nascimento, V. N., & Silva, R. M. G. (2020). Inovação pedagógica, docência universitária e o ensino remoto emergencial na universidade: o saber de experiência na docência. RevistAleph, 1(35), 125-143. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.46219
Castro, D. P., Rodrigues, N. D. S., & Ustra, S. R. V. (2020). Os reflexos do ensino remoto na docência em tempos de pandemia da Covid-19. Revista EDaPECI, 20(3), 72-86. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314543.72-86
Cerqueira, B. R. S. (2020). Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Olhar de Professor, 23(1), 1-5. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16175.209209226867.0616
Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.Br. (2021). Pesquisa sobre uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2020: resumo executivo. São Paulo: Cetic.Br.
Cordeiro, M. V. C., Coelho, N. B., Saraiva, P. M., Rodrigues, T. A., & Pinheiro, A. A. G. (2020). Os novos desafios dos professores de IES no pós pandemia: um estudo realizado com docentes das instituições de ensino superior de Juazeiro do Norte, Ceará. Id On Line Revista de Psicologia, 14(52), 703-717. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2749
Cunha, L. F. F., Silva, A. S., & Silva, A. P. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo, 7(3), 27-37.
Facci, M. G. D. (2004). Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados.
Farage, E. J., Costa, A. J. S., & Silva, L. B. (2021). A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 13(1), 226-257. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43757
Ferreira, D. M., Sudré, A. P., Rabello, C. R. L., Fernandes-Santos, C., Pereira, S., & Valente, L. C. M. (2021). Desenvolvimento docente para o ensino remoto: experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminense. EaD em Foco, 11(2), e1327.
Ferreira, L. F. S., Silva, V. M. C. B., Melo, K. E. S., & Peixoto, A. C. B. (2020). Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, 10(1), e024761. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761
Fior, C. A., & Martins, M. J. (2020). A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, 10(1), e024742. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742
Flores, M. A., & Gago, M. (2020). Formação de professores em tempos de pandemia de COVID-19 em Portugal: respostas nacionais, institucionais e pedagógicas. Journal of Education for Teaching, 46(4), 507-516. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1799709
Gatti, B. A., Barreto, E. S. S., André, M. E. D. A., & Almeida, P. C. A. (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO.
Guimarães, A. R., & Maués, O. C. (2021). Ensino remoto na educação superior pública: posições do movimento sindical docente no contexto da Pandemia de Covid-19. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, 6(10), 155-174.
Gusso, H. L., Archer, A., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., ... Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41(1), e238957. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.238957
Hillman, J. (1993). Cidade e alma. São Paulo, SP: Studio Nobel.
Lima, M. J. (2020). Ensino remoto: aproximações teóricas sobre formação e prática docente. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, 6(3), 62-73. DOI: https://doi.org/10.17561/riai.v6.n3.5
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2013). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U.
Magalhães, J. E. P. (2021). Consciência socioprofissional e docência: a dimensão ético-política do trabalho docente no contexto da pandemia. In C. Affonso, C. Fernandes, G. Frigotto, J. Magalhães, V. Moreira, & V. Nepomuceno (Orgs.), Trabalho docente sob fogo cruzado (p. 31-68). Rio de Janeiro, RJ: LPP UERJ.
Magalhães, S. M. O., Silva, S. A., & Paula, L. S. (2021). Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19. Dialogia, 1(38), e18912. DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.18912
García, C. M. (2010). O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, 2(3), 11-49.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas.
Martins, L. M., & Duarte, N. (2010). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica.
Medeiros, A. A., Batiston, A. P., Souza, L. A., Ferrari, F. P., & Barbosa, I. R. (2021). Análise do ensino em fisioterapia no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapia em Movimento, 34(1), e341032021. DOI: https://doi.org/10.1590/fm.2021.34103
Nascimento, L. S., & Cruz, A. G. (2021). Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 13(1), 258-276.
Nóbrega, I. S., Ferreira Filho, J. A. B., Cunha, M. L. C., Medeiros, T. P. G., Leal, C. Q. A. M., Santos, R. C., & Marcolino, E. C. (2020). Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da Covid-19. Revista Científica de Enfermagem, 10(32), 358-366.
Penteado, R. Z., & Costa, B. C. G. (2021). Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, 37(1), e236284. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698236284
Ribeiro, C. H. V., Cavalcanti, M. T., & Ferreira, A. P. (2021a). ‘Abre a câmera, por favor!’: aulas remotas no ensino superior, uma abordagem fenomenológica. EaD em Foco, 11(2), e1269. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1269
Ribeiro, M. L., Godiva, S., & Bolacio Filho, E. S. (2021b). Ensino remoto emergencial e formação de professores de línguas adicionais. Revista Linguagem em Foco, 13(1), 237-256. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5010
Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo ‘estado da arte’ em educação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), 37-50.
Salvagni, J., Wojcichoski, N., & Guerin, M. (2020). Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação Por Escrito, 11(2), e-38898.
Santos, G. M. R. F, Silva, M. E., & Belmonte, B. R. (2021a). COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21(Supl. 1), S245-S251. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100013
Santos, L. L., Nery, N. M. L., Carvalho, E. R., & Cecilio-Fernandes, D. (2021b). Transição do ensino presencial para o remoto em tempos de COVID-19: perspectiva docente. Scientia Medica, 31(1), e-39547. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.39547
Saviani, D. (2020). Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação: o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, 1(10), e020063. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463
Schmidt, J. B., Lopes, F. M., & Pereira, S. L. (2020). Impacto da pandemia no trabalho docente no ensino superior. Monumenta Revista de Estudos Interdisciplinares, 1(2), 191-213.
Silus, A., Fonseca, A. L. C., & Jesus, L. N. (2020). Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc Em Revista, 16(2), e5336. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5336
Silva, F. N., Silva, R. A., Renato, G. A., & Suart, R. C. (2020). Concepções de professores dos cursos de química sobre as atividades experimentais e o ensino remoto emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, 10(1), e024727. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24727
Silva, M. H., Hastenreiter, R. S. C., Santos, M. L., & Silva, I. C. M. (2021). Do ensino presencial ao remoto: experiências dos docentes do bacharelado em Turismo durante a pandemia da Covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, 9(2), 172-194. DOI: https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID23516
Souza, A. S., Barros, C. C. A., Dutra, F. D., Gusmão, R. S. C., & Cardoso, B. L. C. (2021). Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, 2(2), 1-23.
Valente, G. S. C, Moraes, E. B., Sanchez, M. C. O., Souza, D. F., & Pacheco, M. C. M. D. (2020). O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, 9(9), e843998153. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153
Zeichner, K. M. (2008). Uma análise crítica sobre a ‘reflexão’ como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, 29(103), 535-554. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.