Dificuldades enfrentadas por docentes da educação superior brasileira com o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: estado do conhecimento

Palavras-chave: ensino remoto emergencial; formação docente; trabalho docente; educação superior; pandemia.

Resumo

o objetivo deste artigo consiste na identificação e análise dos principais resultados alcançados e considerações traçadas pelos artigos publicados, entre os anos de 2020 e 2021, sobre os impactos do Ensino Remoto Emergencial para a formação e o trabalho de professores das Instituições de Ensino Superior brasileiras, com enfoque às limitações, dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes nesse contexto. Para tanto, selecionaram-se 31 artigos disponíveis em 4 repositórios científicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e do tipo estado do conhecimento. Entre outros aspectos, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores relacionam-se à falta de formação para atuação no ensino, mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, aos impactos negativos do trabalho e do ensino remoto em relação à saúde mental dos sujeitos envolvidos, à sobrecarga de trabalho, ao escasso ou ausente suporte financeiro, técnico, pedagógico e psicológico por parte das instituições aos docentes para a realização do trabalho e do Ensino Remoto, à percepção de diminuição da qualidade do ensino e da aprendizagem e à ausência de políticas públicas e condições materiais que possam favorecer o pleno alcance dos objetivos de formação.

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Publicado
2024-12-06
Como Citar
Deimling, N. N. M., & Reali, A. M. de M. R. (2024). Dificuldades enfrentadas por docentes da educação superior brasileira com o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: estado do conhecimento. Acta Scientiarum. Education, 47(1), e63268. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.63268
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas